Animação Sócio – Educativa para Idosos

Projeto idosos-Viver a Vida

Público-alvo

O público-alvo deste projecto abrange idosos das dez freguesias do baixo concelho que, de alguma forma, se encontram em situação de maior vulnerabilidade devido a situações de isolamento, pobreza, perca da auto-estima, problemas de saúde, entre outros.

Objectivo Geral

Proporcionar uma vida mais harmoniosa atractiva e dinâmica e valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura do idoso aumentando a sua auto-estima e auto-confiança.

Objectivos Específicos

Promover o reforço das relações entre idosos/idosos, idosos/família e idosos/comunidade; promover estilos de vida saudável frequentando aulas de ginástica e aulas de musica; proporcionar o desenvolvimento cognitivo através da expressão e da comunicação; proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir através das artes plásticas e dos trabalhos manuais e proporcionar momentos de animação lúdica os objectivos específicos propostas.

Dia semana/horários

Este projeto funciona como Centro de Dia, de segunda a sexta-feira nas instalações do Centro Comunitário do Vale do Cávado, em Monsul.

Os idosos que frequentam este projeto são diariamente acompanhados por animadores no decorrer das atividades lúdicas e nos passeios que lhes são proporcionados, e por professores nas aulas de ginástica e de música que uma vez por semana têm oportunidade de realizar. Têm ainda a oportunidade de assistir a ações de sensibilização, de realizar rastreios médicos, visitas a outros centros de dia e também a realizar uma aula semanal de hidroginástica.

Podem optar por escolher só o turno da manhã ou da tarde e usufruir dos respetivos lanches, como podem preferir o regime de dia completo, usufruindo dos lanches e do almoço. Em ambos os casos o serviço de transporte é posto à disposição do utente.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10

 

barra apoios